Salvador, Bahia: onde é melhor se hospedar (2024)

Ondina ou Barra? Rio Vermelho ou Itapuã? Entenda aqui onde vale a pena se hospedar em Salvador, capital da Bahia. Dicas de hotéis perto da praia e nos melhores bairros, incluindo também o Centro Histórico, onde estão o Pelourinho, o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

Vou explicar em detalhes quais são os melhores bairros de Salvador para turistas, os lugares mais seguros e outras informações essenciais para você escolher sua hospedagem na primeira capital do Brasil.


Onde ficar em Salvador: 7 melhores bairros

Confira os preços de hotéis e pousadas em Salvador , entenda sobre a localização no mapa e escolha onde ficar de acordo com nossas dicas a seguir.

  • Porque visitar Salvador

Fundada em 1549, após a região ser tomada dos índios pelos portugueses, Salvador é uma das cidades mais antigas de Brasil. Capital federal entre 1549 e 1763, teve sua economia baseada no comércio de escravos e na produção de cana-de-açúcar.

Em localização estratégica, já foi atacada por espanhóis e invadida por holandeses. O resultado? Um caldeirão cultural. A culinária, as praias, a música, a arquitetura colonial e os grandes eventos são apenas alguns motivos para conhecer Salvador.

O conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Salvador é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, desde 1985, e vários de seus monumentos foram tombados pelo IPHAN.

1. Centro Histórico – Vale a pena se hospedar no Pelourinho

Região mais antiga, visitada e fotografada de Salvador. Apesar de ter o mar logo ao lado, não tem praia. Alta concentração de pontos turísticos, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Além das ladeiras históricas do Pelourinho, onde estão a Basílica de Salvador e a Fundação Casa de Jorge Amado.

E não tem lugar mais legal para se hospedar no Centro de Salvador do que no Pelourinho. O passado triste, de local de açoitamento de criminosos e escravos, deu lugar à região mais animada de Salvador, com ótimos bares e restaurantes, além de toda a oferta cultural. Melhor bairro para fazer muitas coisas a pé.

Por outro lado, o Pelourinho tem ruas perigosas para andar, especialmente à noite. Apesar de ter muita beleza fora das ruas principais, evite caminhar sozinho por ruelas sem movimento, onde roubos e ameaças a turistas são frequentes.

Se busca hospedagem para os dias de Carnaval e está na dúvida sobre ficar no Pelourinho, esse vídeo pode ajudar você a se decidir.

Aproveite e faça um free tour no Pelourinho, um passeio com guia turístico, que você reserva de graça e contribui com o valor que achar justo.

Onde ficar no Centro de Salvador – Dicas de hotéis no Pelourinho

Próximo ao Pelourinho e com vista para o mar, o Fasano Hotel Salvador é um dos melhores hotéis 5 estrelas da capital baiana. A piscina no terraço é cinematográfica.


2. Campo Grande e Vitória – Área estratégica, entre o centro e as praias

Quem gosta de Carnaval, já deve ter ouvido falar no Circuito Campo Grande, por onde passam os blocos mais antigos da folia em Salvador. No restante do ano, é um bairro comercial e residencial de classe média alta, sem nada de interessante pra turistas. Mas a localização é estratégica, entre o Centro Histórico e a Barra, com acesso rápido a qualquer um dos lados pela importante Avenida Sete de Setembro.

Deck do Sol Victoria Marina Hotel – Foto divulgação

É nessa avenida que estão os principais hotéis da região e condomínios com vista pro mar. Então, se pensa em se hospedar em Salvador num hotel de alto padrão com bom custo-benefício, com a ideia de conhecer a cidade de carro, esse é um bom lugar para se hospedar. Também não tem praia, apensar vista pro oceano.

Dicas de hotéis e flats no Corredor da Vitória

Nessa área também são abundantes os flats em condomínios de alto padrão, muitos com vista para o mar. Por exemplo, esse pequeno apto no Corredor da Vitória, acomoda até quatro pessoas e tem preços aprazíveis.


3. Barra – A praia mais famosa de Salvador

Cantado por Novos Baianos e Caetano Veloso, o Farol da Barra é um dos principais pontos turísticos de Salvador e marca o ponto de partida dos trios elétricos no Carnaval.

O bairro também se chama Barra, nome também presente nas duas praias da região, a Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra, uma das melhores praias da Bahia.  Região moderna, que combina a proximidade com o centro ao clima praiano, além de outras facilidades para o viajante.

Este vídeo abaixo mostra bem como são as praias perto do Farol da Barra.

E não tem lugar melhor para ficar na Barra do que bem frente ao mar, seja na Praia do Farol da Barra, de mar agitado e digno pro surfe, com muitas opções de hotéis, ou na pequena e tranquila Praia do Porto da Barra, com hospedagens mais simples e baratas. Ambas com muitos restaurantes, pizzarias,  botecos e tabuleiros de acarajé. Na Praia da Barra, a rua da orla é a mais segura e movimentada da região.

Apesar de serem “praias de centro” e geralmente lotadas, são bonitas e costumam ser próprias para banho. A grande vantagem de se hospedar na Barra, é poder combinar praia com proximidade do Centro Histórico (são 5 km de distância do Farol da Barra até o Pelourinho, cerca de 20 minutos de carro).

Dicas de hotéis na Praia do Farol da Barra

O melhor hotel na Praia do Farol da Barra é o Monte Pascoal. Apenas a avenida separa o hotel da praia mais famosa de Salvador. Conta com piscina, academia, brinquedoteca e alguns quartos com vista para o mar.

.

Dicas de hotéis na Praia do Porto da Barra


4. Ondina – Melhor lugar para ficar no Carnaval

O calçadão da pequena praia de Ondina lembra o do Copacabana, no Rio de Janeiro. Nas ruas internas do bairro, muitas casas, prédios residenciais de classe média e uma pequena favela. Lugares que um turista dificilmente vai andar.

Piscina do Vila Galé Salvador, em Ondina – Foto divulgação

É na encosta do mar, beirando a micro praia de Ondina, que estão alguns dos maiores hotéis e resorts de Salvador e importantes locais de eventos e festas, como o Centro de Convenções Othon (que também é hotel) e o Camarote Salvador.

Ficar num desses grandes hotéis é a maior razão para se hospedar em Ondina, visto que a praia não é lá das melhores e tem pouca estrutura de conforto para turistas. E por razões de segurança, não recomendo ir muito longe do hotel.

Dicas de hotéis em Ondina


5. Rio Vermelho – Bairro boêmio e gastronômico

Já pensou em combinar o melhor de cada bairro de Salvador num só? O Rio Vermelho é quase isso. Tem vida boêmia e gastronomia que batem o Pelourinho. Tem grandes hotéis que competem com Ondina. E tem diferentes praias, como a pequena Praia da Paciência, a quase sempre pacata Praia do Rio Vermelho e a Praia do Buracão, com pedras e onda mais fortes.

Piscina do Mercure Rio Vermelho – Foto divulgação

O melhor lugar pra ficar no Rio Vermelho é perto do Espaço Cultural Casa de Mãe, na ponta da praia do Rio Vermelho, uma região cercada de restaurantes estilosos, como o Sagaz Assador e o Pasta em Casa.

Outra boa opção é o entorno do Novotel Rio Vermelho, onde estão restaurantes mais simples e tradicionais, como o famoso Acarajé da Cira, um dos melhores de Salvador.

Dicas de hotéis no Rio Vermelho, a partir do mais barato

O Rio Vermelho é o bairro da moda já há bastante tempo, e atualmente o lugar da boemia em Salvador, dono de uma atmosfera única na capital. Seja viagem em casal, em família com crianças ou até mesmo sozinho, é um dos melhores lugares onde ficar em Salvador.

Aproveite o clima soteropolitano para fazer um free tour em Salvador e pegar todos os detalhes das histórias mais interessantes da cidade.


6. Amaralina – Região menos turística e questões de segurança

Bairro que vai das ruas internas mais pobres e com favelas, aos pequenos prédios de classe média da orla. Não tem atrações turísticas, nem mesmo a extensa praia, de ondas fortes e mais frequentada pelos soteropolitanos.

A distância até o Centro Histórico e o Pelourinho, de 12 km pelo caminho mais rápido, também desfavorece o bairro.  O único fator que justifica a hospedagem na Praia de Amaralina é o preço mais baixo em bons hotéis, como o Hotel Nacional Inn Salvador e o Riviera Premium.

Achei a região perigosa, especialmente perto do Largo das Baianas, espécie de praça com concentração de barracas de acarajé e venda de bebidas.

Melhores hotéis em Amaralina


7. Pituba – Bairro residencial com boa infraestrutura

Logo depois de Amaralina, a Pituba é um bairro mais rico e tem uma praia com melhor infraestrutura, com uma grande praça com quadras e área de apresentações culturais, o Jardim dos Namorados. Além de ser um bairro mais seguro e com mais restaurantes.

Quarto com vista pro mar – Foto divulgação do Classic Bahia Hotel

Se quer se hospedar fora do centro de Salvador, numa região mais residencial e relativamente tranquila para caminhar e fazer muitas coisas a pé, a Pituba é um dos melhores bairros. Mas tem poucos hotéis na região.

Melhores hotéis na Pituba

Resorts em Itapuã e praias ao norte de Salvador

“Passar uma tarde em Itapuã. Ao sol que arde em Itapuã. Ouvindo o mar de Itapuã. Falar de amor em Itapuã”.

A música de Toquinho, que ganhou o mundo na voz de Vinícius de Morais, é a melhor propaganda de Itapuã, praia na saída para o litoral norte de Bahia. E não tem como tirar a razão dos poetas.

Na região de Itapuã estão algumas das melhores praias de Salvador, como a Praia do Farol, onde fica o famoso Farol de Itapuã, e a célebre Praia de Stella Maris. Além das praias de Catussaba, Aleluia e Flamengo, ricas em resorts e hotéis pé na areia.

A grande vantagem de se hospedar nessa região, é realmente poder curtir as praias, que são mais limpas, bonitas e seguras do que as praias centrais de Salvador. Além da proximidade com o aeroporto.

Por outro lado, é uma viagem até o Centro de Salvador. São 30 km de distância até o Pelourinho, num trajeto que, sem trânsito, leva cerca de 35 minutos.

Melhores resorts em Itapuã e região

Se você chega de avião com foco em passar um final de semana tranquilo na praia, não pense duas vezes e fique em Itapuã. Se quiser ainda mais tranquilidade, já está na saída rumo ao litoral norte, perto de destinos famosos como Praia do Forte e Costa do Sauípe. Além do que, Itapuã é um ótimo lugar para comer.

Villa da Praia Hotel, na Praia de Itapuã, Salvador

Nossas dicas de hotéis e resorts na região de Itapuã:

  • Catussaba Resort Hotel – Resort pé na areia com ótimo custo-benefício. Opção de hospedagem “pensão completa”, que inclui todas as refeições, exceto bebidas.
  • Mar Brasil Hotel – Bem estruturado e com bonitas vistas para o mar. Importante saber que NÃO é pé na areia e a praia em frente tem muitas pedras. Perto do Farol de Itapuã.
  • Villa da Praia Hotel – É o melhor da região, com acesso direto à areia da praia. A piscina com vista do mar é seu principal diferencial. Ideal para viagem em casal.

Tabela com bairros de Salvador, com perfil e sua principal atração.

Mais dicas de viagem para a Bahia

Aproveite que você está no blog que é referência em dicas de viagem para a Bahia, e conheça nossos posts que são verdadeiros guias para destinos como Arraial d’Ajuda, Caraíva, Trancoso e Praia do Forte, entre outros.

E se precisar de dicas de hospedagem personalizadas em Salvador, mande um mensagem ou entre em contato pelo email nivaldo@buenasdicas.com.

Créditos das fotos de Salvador e hotéis: as imagens utilizadas nesse artigo são de propriedade pessoal ou baixadas em bancos de imagens gratuitos e veículos de divulgação. Se por acaso alguma delas pertence a você e não gostaria de vê-la publicada aqui, entre em contato e peça a remoção.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

    1. oi Andréa! Praticamente o ano inteiro. Evite apenas os meses de abril e maio, que são os mais chuvosos de Salvador. Sério, costuma chover muito mesmo nessa época. Em junho e julho o volume de chuvas reduz bastante e já é possível ter mais dias de praia, embora com um tempo nublado em alguns deles. No restante do ano, de agosto a meados de março, prepare-se para fritar no sol das praias de Salvador. Como seu foco é praia, recomendo ficar hospedada em bairros como a Barra e o Rio Vermelho, além da região de Itaupua, onde estão os melhores resorts da grande Salvador. Boa viagem!

  1. Em qual bairro você recomenda ficar hospedado para quem quer alugar apartamento com família grande em Salvador?

    1. Oi Dora! Tem bons apartamentos 2, 3 e até 4 quartos em quase todos esses bairros indicados, exceto no Centro Histórico e Pelourinho, onde há opções opções nesse estilo. A melhor região para ficar vai depender das suas prioridades. Para estar perto do Centro e também as praias do sul, pode ficar no Corretor da Vitória. Se prefere um bairro com praia melhor e bons restaurantes para ir a pé, fique no Rio Vermelho. Tem alguns apto e pousadas indicados em todos os bairros. Boa viagem pra você e sua família!