Onde ficar em Istambul: melhores bairros e hotéis bem localizados

Istambul é uma cidade imensa, dividida entre dois continentes. Mas na hora de escolher a hospedagem, apenas três distritos realmente valem a pena. Cada um deles tem pequenos bairros, com áreas boas e ruins. Nestas dicas de onde ficar em Istambul, conheça as melhores localizações da metrópole turca.

São dicas de hospedagem para quem vai a primeira vez a Istambul, e precisa ficar perto de pontos turísticos e ter fácil acesso ao transporte.

Afinal, numa cidade conhecida pelos congestionamentos e golpes de taxistas, num país onde não tem Uber, hospedar-se perto de uma estação de metrô e fazer passeios andando é uma decisão super inteligente.

Por isso, destrinchamos os principais bairros de Istambul, mostrando vantagens, problemas e o que esperar da hospedagem em cada uma destas regiões.

1. Beyoglu
Mais descolado

2. Fatih
Mais história

3. Besiktas
Mais barato

Onde ficar em Istambul

Como você pode claramente observar no mapa acima, Fatih, Beyoglu e Besiktas são os três distritos com as melhores opções de hospedagem em Istambul. Eles concentram a rede hoteleira da metrópole e possuem desde pousadas econômicas a hotéis de luxo com vista para o mar.

Eu, particularmente, prefiro ficar hospedado em Beyoglu, especialmente nas regiões de Pera e Galata, ambas com estações de metrô, bons restaurantes e um clima de segurança no ar.

Mas entendo por que Fatih, principalmente o bairro de Sultanahmet, atrai tantos turistas, e por que há quem prefira ficar em Besiktas.

Lá no final do texto, tem minhas dicas sobre onde não ficar em Istambul, detalhando perigos e problemas estratégicos de algumas regiões.

Entenda a seguir, em detalhes, as características de cada um dos melhores bairros de Istambul, assim como as vantagens e desvantagens entre eles e as áreas mais interessantes dentro de cada distrito.

1. Onde ficar em Istambul em Beyoglu

Nos tempos do Império Bizantino, a região de Beyoglu era ocupada por genoveses e venezianos. Tanto que foram os nativos de Gênova que ergueram a Torre de Gálata, para a defesa de sua cidade murada.

Hoje, Beyoglu é um dos distritos mais bonitos e interessantes de Istambul, repleto de restaurantes, hotéis charmosos e lojas de doces típicos, além de ter uma localização estratégica, favorecendo o transporte de quem se hospeda por aqui.

Os bairros de Beyoglu são próximos uns aos outros, mas bastante distintos entre si. Por isso, confira qual deles mais combina com seu estilo:

Gálata e Pera

Foi onde eu fiquei hospedado em Istambul. Galata e Pera são os bairros mais charmosos em Beyoglu e atualmente a área mais cool de Istambul. E, na minha opinião, bairros ideias para uma viagem em casal.

É possível passar horas andando a esmo por suas escadarias e ruas estreitas, desbravando cafeterias de alto padrão, restaurantes de comidas típicas de Turquia e admirando edifícios centenários.

Do terraço dos hotéis mais altos, alguns deles com bares abertos ao público, a vista alcança as montanhas nevadas a leste de Istambul.

Sugestões de hotéis nos elegantes bairros de Gálata e Pera:

($) O Pera Nox Boutique é um hotel bom, barato e bem avaliado, a apenas 5 minutos de caminhada do metrô.

($$) Eu fiquei no Collage Pera Hotel, bem localizado, perto de cafés, restaurantes e do metrô, numa área segura dia e noite. Ótimo custo-benefício e ainda serve um legítimo café da manhã turco.

($$$) O melhor hotel do bairro é o Adahan DeCamondo Pera, com seus quartos elegante e luxuosas áreas comuns, ocupando um preservado edifício histórico.

($$$) A poucos metros da Torre de Galata, o The Galata Istambul Hotel oferece suítes avarandadas e uma excelente vista.

Taksim

O famoso bonde vermelho de Istambul passando pela Praça Taksim

A Praça Taksim é uma das mais importantes centrais de transporte em Istambul, pois conecta o metrô a diversas paradas de ônibus e bondes. E mesmo assim, é um local bonito, onde fica a novíssima Mesquita Taksim.

Na praça começa a Avenida Istiklal, principal rua turística de Istambul, exclusiva para pedestres e bondinhos elétricos. É repleta de lojas de doces, inclusive da famosa rede Hafız Mustafa 1864.

Para quem gosta de lugares movimentados (e barulhentos), onde se encontra de tudo, de lojas de marcas a bancas de comida de rua, Taksim é uma boa opção de hospedagem em Istambul.

Hotéis nas melhores localizações de Taksim:

($) O antigo Santa Ottoman Hotel é muito simples, porém bem cuidado e numa localização super prática, bem em frente à Praça Taksim. Entre os hotéis baratos da região, é a melhor opção.

($$) Um dos hotéis com melhor custo-benefício em Taksim é o Bonne Sante Hotel, com seus quartos modernos, alguns deles com varanda, num dos pontos mais agitados de Istambul.

($$$) Já imaginou se hospedar no ponto mais estratégico e central de Istambul, e ainda ter vista para o mar? No The Marmara Taksim isso é possível, com direito a suítes 5 estrelas e uma bela piscina.

Karakoy

Em frente ao mar, o The Peninsula é um dos melhores hotéis 5 estrelas de Istambul

O bairro de Karakoy é uma antiga zona portuária do Distrito de Beyoglu. É possível ir andando até os bairros acima, apesar de ter ruas feias e áreas perigosas pela caminho, ao longo das íngremes ladeiras.

Por isso, o funicular, conectado ao metrô, é a melhor opção de transporte do bairro, seguido pelo terminal de ferries.

Confesso que não gostei do bairro e não me hospedaria aqui, apesar dos seus bons hotéis com vista para o Bósforo.

Ficar num hotel maravilhoso em frente ao mar é a única coisa que justifica a hospedagem em Karakoy.

Então, saiba que na orla do bairro estão dois dos melhores hotéis de Istambul:

2. Onde ficar em Istambul em Fatih

O distrito de Fatih é o coração de Istambul. É onde estão os principais pontos turísticos, como a Mesquita Azul, a Santa Sofia, o Palácio de Palácio de Topkapı e o Grande Bazar, além dos restaurantes mais tradicionais e muitos outros locais de interesse.

Portanto, a hospedagem em Fatih facilita muito os passeios a pé e também de metrô e bonde elétrico. Por isso mesmo, é também a região mais cara de Istambul para turistas.

Sultanahmet

Mesquita Santa Sofia, no bairro Sultanahmet, Istambul

Pode reparar: todos os blogs de viagem e guias de turismo indicam Sultanahmet como o melhor bairro para se hospedar em Istambul. Afinal, aqui estão a Mesquita Azul, a Santa Sofia e o Palácio de Topkapi.

Mas eu fiquei feliz de não ter me hospedado aqui, pois é uma área dominada pelo turismo massivo. Como tem os três principais pontos turísticos da cidade, é também o bairro com mais ciladas para viajantes. Fiquei com a impressão de que ninguém mora no bairro.

De qualquer forma, é uma região bonita, com parques, praças e estações de metrô, além de ter bons hotéis próximos às mesquitas mais bonitas da Turquia.

Dicas de hotéis em Sultanahmet, o bairro mais disputado de Istambul:

($) A poucos passos das duas grandes mesquitas, o Ares Hotel é o mais reservado hotel do tipo bom e barato em Sultanahmet.

($$) Fique no The And Hotel Sultanahmet e tome café com vista para a Santa Sofia, a Mesquita Azul e o movimento dos navios no Estreito do Bósforo.

($$$) O elegante Lady Diana Hotel é um dos mais confortáveis em Sultanahmet.

Eminönü

No coração do bairro Eminönü está a imponente Mesquita Süleymaniye. Mas sua atração mais visitada é o Grande Bazar, conhecido pelas lojas de tapetes, temperos e presentes, cercado por ruas pitorescas de paralelepípedos.

A localização de Eminönü é estratégica para os viajantes, pois está junto à Ponte de Gálata, que liga as duas áreas mais turísticas de Istambul. Então, ficar hospedado nessa região, facilita muito os deslocamentos.

Dicas de hotéis em Eminönü:

($) A hospedagem mais barata do bairro é o Ferah Hostel, com quartos privativos e fácil acesso ao metrô, ao terminal de balsas e às mesquitas.

($$) Ideal para hospedagem em casal, o Hotel Zurich Istanbul é todo trabalhado no futurismo, tem piscina e ótimo custo-benefício. E fica a apenas 3 minutos de uma estação de metrô.

($$$) O Burckin Suleymaniye fica em frente à mesquita erguida pelo sultão “Solimão, o Magnífico” e também está perto do campus da Universidade de Istambul, por um ótimo custo-benefício.

Laleli e Taşkasap

Esses dois bairros residenciais são áreas menos turísticas na península de Fatih. E por isso mesmo, tem algumas vantagens, como restaurantes menos lotados, frequentados pelos moradores de Istambul, e uma atmosfera mais tranquila.

Na região fica o Yenikapı, importante centro de convenções e eventos de Istambul.

E não se preocupe com os deslocamentos, pois Laleli e Taşkasap tem estações de metrô, próximas aos muitos hotéis da região.

Falando em hotéis, são eles que justificam a hospedagem nesses bairros, pois muitos têm ótimo custo-benefício.

Dicas de hotéis nos bairros de Laleli e Taşkasap:

($) Bom e barato, o Fikma Hotel oferece quartos modernos, inclusive com vista para o mar. Sem dúvidas custaria o dobro do preço se fosse num ponto mais central.

($) O mesmo vale para o Star City Istambul, moderno, com boas avaliações dos hóspedes e a 5 minutos de caminhada do metrô.

3. Onde ficar em Istambul em Besiktas

O Distrito de Besiktas é conhecido sobretudo por duas coisas: o Palácio Dolmabahçe, residência de verão do Sultão Otomano, e o time de futebol Beşiktaş, um dos maiores da Turquia.

Mas saiba que é também um dos melhores lugares para hospedagem em Istambul.

Apesar de não ser tão bonito quanto Beyogly e Fatih, Besiktas conta com uma atmosfera mais jovial. Por suas ladeiras, estão cafés da moda, kebabs frequentados por locais e bares com música ao vivo.

Além disso, Besiktas está à beira mar, e do seu terminal de balsas é fácil cruzar o Estreito do Bósforo, até o lado asiático de Istambul.

Recomendo Besiktas principalmente para viajantes mais jovens, com disposição para enfrentar o transporte público durante o dia e seguir com animação noite adentro.

Hotéis que recomendamos em Besiktas:

($) Entre os hotéis baratos de Besiktas, o Puffin Boutique, com cara de pousada de interior, é o que mais vale a hospedagem. Fica no coração do bairro.

($$) Simples e aconchegante, o King Suites Besiktas é o hotel com melhor custo benefício no bairro boêmio de Istambul.

($$$) O Shangi-la Bosphorus é o melhor hotel em Besiktas. Ocupa um suntuoso edifício à beira-mar, bem em frente ao terminal de balsas, de onde é possível navegar até os melhores bairros de Istambul, incluindo o lado asiático da metrópole.

Afinal, onde ficar em Istambul

Os bairros listados acima são os melhores para a primeira vez em Istambul, por serem os mais bonitos, seguros e interessantes da maior cidade turca.

Entre as dicas de hotéis, destaco o The And Hotel Sultanahmet, em Sultanahmet, para quem busca a localização perfeita para andar entre os principais pontos turísticos de Istambul, e ainda ter um ótimo custo-benefício.

Para uma viagem a dois, em alto padrão, minha melhor dica é o The Marmara Taksim, que além da localização estratégica, perto de tudo e do metrô, ainda oferece uma vista inacreditável para o mar.

E para quem viaja sozinho, a dica é o Hostel Le Blanc, que faz o estilo Party Hostel e fica localizado no charmoso bairro de Pera, perto de pontos turísticos e atividades legais pra fazer.

Onde não ficar em Istambul

Para uma primeira viagem a Istambul, praticamente nada justifica a hospedagem no lado asiático da cidade. Apesar de ter metrô e balsas que cruzam o Bósforo, estar hospedado nessa região é muito contramão para quem tem foco em conhecer as principais atrações de Istambul.

Mas, para uma temporada maior em Istambul, aí sim pode valer a hospedagem em bairros do leste, especialmente em Uskudar, que possui um comércio pulsante, bons restaurantes (mais baratos do que do outro lado do mar) e hotéis próximos ao metrô e à balsa que levam a Sultanahmet.

Também recomendo ter atenção ao endereço do seu hotel, mesmo que seja num bairro bom. Por exemplo, Beyoglu é cortado pela avenida Refik Saydam, de trânsito rápido, pesado e barulhento.

E se for se hospedar em Karakoy, tenha atenção redobrada antes de entrar em becos, pois um pessoal com cara de barra pesada circula pela região.

Istambul é uma cidade perigosa?

Quando o assunto é criminalidade, a Turquia é um país muito seguro. Mesmo em Istambul, com mais de 15 milhões de habitantes, é evidente o clima de segurança, com muitas pessoas andando sozinhas à noite, principalmente nesses que são os melhores bairros.

Crimes comuns no Brasil e na América do Sul, como sequestros e roubos a mão armada, são muito menos recorrentes em Istambul.

Por outro lado, o país é visado pelo terrorismo, e sofreu alguns atentados nos últimos anos. O mais recente, com vítimas fatais, aconteceu em 2022.

Justamente por isso, é grande o aparato de segurança em locais de grandes aglomerações, como shoppings, imediações de embaixadas e no aeroporto.

Mas, no dia a dia, o que mais afeta os turistas são os pequenos golpes, como de taxistas que cobram a mais pelas corridas ou enganam com o troco, vendedores insistentes no Grande Bazar e passeios de barco pelo Bósforo vendidos por valores muito acima da média para quem não pesquisa.

Precisa de ajuda para escolher sua hospedagem em Istambul?

Se ainda não conseguiu encontrar seu hotel em Istambul, fale comigo.

Eu pesquisei bastante antes de escolher minha base na cidade, e quando cheguei, comprovei que tive uma excelente decisão, após observar com atenção os melhores bairros de Istambul.

Então, de acordo com seu perfil e orçamento de viagem, posso te ajudar na busca pelo hotel ideal em Istambul.

Viaje com tudo reservado

Descontos para você economizar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *